A criação do Centro de Espiritualidade e Memória Marista está relacionada ao movimento de valorização do patrimônio histórico e espiritual marista, vivido pelo Instituto Marista, que inspirou iniciativas visando ao aprofundamento e ao conhecimento da história e da espiritualidade marista, tais como: tradução de documentos referenciais, informatização de fontes e publicações, formação de grupos de Irmãos pesquisadores, realização de cursos, edição de periódico especializado e desenvolvimento de pesquisas científicas sobre Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (Esse movimento teve início na década de 1970, foi fortalecido na década de 1990 e, atualmente, mantém‑se articulado e consolidado).
Nesse contexto, o Instituto Marista incentivou as Unidades Administrativas a desenvolverem ações com foco na valorização da história institucional local. Na Rede Marista | Província Marista Brasil Sul-Amazônia, a criação do Centro de Espiritualidade e Memória Marista é uma iniciativa que faz parte da a área de Identidade, Missão e Vocação (IMV), e suas ações têm o propósito de valorizar e compartilhar a história e o legado da Rede Marista com a sociedade. Tem como intuito ser um espaço de referência sobre a identidade carismática e a trajetória da instituição, localizado em um importante lugar de memória: na cidade de Bom Princípio, berço da missão marista no Rio Grande do Sul, iniciada em 1900.
O Centro atua na promoção de:
- pesquisa e aprofundamento;
- valorização do legado histórico;
- formação e vivência;
- comunicação dos fundamentos da espiritualidade e da memória marista.
A partir das quatro dimensões que fundamentam o trabalho do Centro, oportuniza retiros, oficinas, experiências formativas e vivenciais humanas e cristã para Irmãos e Leigos, desenvolve pesquisas, estudos e aprofundamentos, preserva e divulga seus acervos bibliográfico e museológico, sendo todas as ações centradas no patrimônio histórico e espiritual marista.
O Centro de Espiritualidade e Memória Marista é composto por um Memorial e uma Biblioteca especializada que colaboram ativamente para o desenvolvimento das propostas do espaço.
Alinhado com os objetivos estratégicos da Rede Marista, o Centro de Espiritualidade e Memória Marista contribui para o fortalecimento da imagem e reputação institucional, associada à missão e ao carisma marista.
O Centro de Espiritualidade e Memória Marista integra a Rede de Centros de Memória Marista da Região América Sul, uma rede articulada que congrega museus, historiais, memoriais, arquivos e bibliotecas a fim de ampliar o acesso aos bens materiais e imateriais da família marista, da Igreja e da sociedade, sendo um organismo que inspira, motiva e orienta as Províncias do Instituto Marista a preservarem seu patrimônio histórico-cultural-espiritual.
A partir de práticas eficazes e colaborativas, fomenta o registro, a preservação e a difusão do patrimônio marista, promove a formação de pessoas, o compartilhamento da informação, a integração de serviços, fortalecendo a vivência do carisma e a missão do Instituto Marista na Igreja e na sociedade.
A Região América Sul, que reúne as Unidades Administrativas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. O propósito é implementar projetos e iniciativas comuns que fortaleçam o carisma evangelizador marista, presente no conjunto de obras que promovem a vida por meio da educação, saúde, trabalho social e atuação missionária em todo o continente.
Conheça mais detalhes da história das Provínicas que formam a Região América Sul por meio do projeto Cartografia da Presença Marista na Região América Sul, desenvolvido pela Rede de Centros de Memória Marista. Clique em saiba mais e acesse o site.
Centro de Espiritualidade e Memória Marista informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade de Dados.
Aceitar cookiesOs direitos são todos reservados à Rede Marista, sendo o usuário responsável por citar o nome da instituição em caso de uso de imagem, reprodução ou citação de conteúdo, afirmando não fazer uso comercial. Para mais informações, consulte a nossa Política Institucional para Acervos Históricos.
Li e concordo com os termos